Como escolher as melhores hashtags para o seu negócio no Instagram

O uso das famosas hashtags no Instagram e nas diversas redes sociais não é algo novo, mas você sabe como escolher as melhores hashtags para o seu negócio no Instagram? E antes de tudo, você sabe pra que elas servem e qual o poder que elas têm em alavancar a visibilidade da sua marca no mundo digital? Vou te explicar desde o que são hashtags e como usá-las de forma correta para o seu negócio. Vem comigo!

Antes de mais nada, vamos ao significado da palavra hashtag. Ela vem do termo em inglês “hash”, que quer dizer “jogo da velha” e “tag” que significa “etiqueta”. Quando juntamos as duas palavras, prefixo e sufixo, temos um termo bem estranho “etiqueta de jogo da velha”, não? Mas isso pouco importa, dado a sua importância nas redes sociais.

Nada mais, nada menos as hashtags tem a função de categorizar seus posts de maneira rápida e simples, e direcionar o post para a pessoa certa.

Nas redes sociais cada hashtag é formada pelo símbolo de jogo da velha # seguido de uma palavra curta ou palavra-chave.

Mas no Instagram elas funcionam para que seus vídeos, fotos ou posts possam ser encontrados por qualquer usuário. Com apenas um clique, qualquer pessoa pode ter acesso ao seu conteúdo. Sensacional não? Mas a brincadeira não para por ai não.

As hashtags geram mais tráfego para o seu conteúdo em comparação àquelas que não utilizam. De acordo com o site Neilpatel, quando uma publicação utiliza ao menos 1 hashtag, ela promove 12,6% mais engajamento do que um post sem.

Outros benefícios são:

  • Ajuda o seu negócio a atingir o público-alvo que deseja
  • Aumentam as curtidas e comentários em fotos ou vídeos
  • Melhoram o engajamento do seu perfil
  • Promovem uma imagem positiva do seu negócio
  • Você conquista mais seguidores do seu segmento de mercado

Hashtags também podem ser utilizadas na construção de campanhas ou estarem associadas à um determinado assunto, como a contra o racismo #BlackLivesMatter, por exemplo.

Mas como usar hashtag no Instagram e meu negócio ser notado?

  • No Instagram as # podem e devem ser usadas na descrição dos posts, nos comentários, biografia, bem como no IGTV e Stories.
  • Nunca inclua espaços entre a # e a palavra-chave
  • As # devem estar sempre relacionadas com o assunto abordado nos posts. Nas publicações do feed, elas podem ser inseridas tanto na legenda dos seus posts quanto nos comentários.
  • Utilize as hashtags nos comentários, pois isso evita que os usuários vejam automaticamente a lista completa de hashtags que você está usando. Copie e cole estes pontos em um bloco de notas e insira-os sempre antes das hashtags de cada post:

  • Depois insira a lista de hashtags de sua preferência e o Instagram encurtará o comentário com um “[…]”.
  • Tenha coerência: Use hashtag no Instagram que tenha relação entre as palavras-chaves e o tema ou serviço/produto que a empresa está comunicando. Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo, produto ou serviço.
  • Utilize hashtags em sorteios, campanhas e eventos: É muito comum, as empresas criarem sorteios solicitando curtidas e para seguirem a página, compartilhar, comentar e utilizar uma hashtag com o nome da empresa ou do produto.Isso vai ajudar bastante na divulgação da sua marca no Instagram.Outra estratégia muito utilizada por restaurantes e lanchonetes é dar descontos em tempo real para clientes que utilizam a hashtag da promoção no ato da compra.
  • Acompanhe os concorrentes

Você também pode saber como seus concorrentes estão se saindo através de pesquisas das hashtags que estão utilizando.

Aproveite e veja o que dá certo e não faça aquilo que não está funcionando.
Pesquise seus resultados em tempo real.

Você pode saber se a sua hashtag está gerando engajamento de forma muito fácil na aba de buscas.

Além disso, pode utilizar o sistema de busca aprimorada e ter acesso a resultados mais específicos.

  • Sempre anuncie novidades com uma hashtag

Está lançando um serviço ou produto novo? A sua empresa passou por mudanças? Está participando de uma nova parceria? Utilize uma hashtag para divulgar isso.

10 Hashtags mais utilizadas por empreendedores

  1. #business
  2. #productivity
  3. #sales
  4. #smallbusiness
  5. #startup
  6. #success
  7. #website
  8. #empreendedorismo
  9. #produtividade
  10. #growth.

Fontes: NeilPatel , Mlabs

*Ricardo Rodriguez é Fundador e Estrategista Digital da Close Marketing Digital

Gostou? Compartilhe