Passo a Passo para vender mais com Google Ads

Passo a passo para vender mais com Google Ads

Seu negócio já tem um site bem estruturado e otimizado para os buscadores de busca e também para os smartphones, tem gerado bom fluxo de visitantes do no seu site, mas mesmo assim você sente necessidade de alavancar mais ainda suas vendas no marketing digital e deseja impactar clientes que estejam no momento de decisão de compra. Uma estratégia muito eficaz é anunciar no Google Ads – plataforma de publicidade do Google.

Aqui nesse artigo vou te mostrar passo a passo como vender no Google Ads, as vantagens e benefícios e os formatos de anúncios existem. Bora lá então?

O que é o Google Ads?

Criado em 23 de outubro de 2000, o Google Ads, antes conhecido como Google Adwords é o principal serviço de publicidade do Google e principal fonte de receita da empresa, representando 96% dos quase Us$37 bilhões que a empresa faturou em 2011. Essa publicidade é altamente segmentada, ou seja, seu anúncio impacta diretamente a pessoa certa no momento decisivo de compra.

Os anúncios do Ads são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo, chamado de rede de Display, da crescente rede de anúncios do Google.

Tipos de anúncio

Existem diversos formatos de anúncio no Google Ads, os mais comuns são:

  1. Anúncio na rede de pesquisa;

A rede de pesquisa é composta pela página de procura do Google, aplicativos e sites parceiros.

Esse é o formato mais usual do Google Ads e exibe o anúncio nas páginas que retornam com resultados a uma pesquisa do usuário.

Sempre que alguém pesquisar por uma palavras-chave que você definiu na sua campanha, o anúncio será exibido para o usuário

Essa é uma estratégia muito eficiente para quem quer aumentar as vendas uma vez que impacta  diretamente o consumidor interessado no seu produto ou serviço.

  1. Anúncio na rede display

Em formato de banner, ele pode ser animado, com som ou imagens, e é exibido em sites, blogs, páginas de notícias ou aplicativos parceiros do Google.

Permite interatividade e é adequado para fortalecimento de marca.

Os anúncios são expostos em páginas com conteúdo relacionado ao que está sendo anunciado, de forma abrangente.

Necessariamente o visitante não quer o seu produto ou serviço, mas certamente reconhecerá sua marca e no momento de compra poderá considerá-lo como provável fornecedor ou prestador de serviço.

  1. Anúncio no YouTube

Como você já deve saber, o YouTube é uma poderosa ferramenta de busca mundialmente utilizado para pesquisas, assim como o Google.

O Youtube permite alguns tipos de formatos de anúncios e é importante que você saiba quais são seus objetivos para ver qual deles servirá melhor.

4. Anúncio para aplicativo

Se seu negócio tem um aplicativo e você deseja que ele esteja em mais dispositivos móveis, esse é o caminho.

Esse tipo de anúncio busca gerar downloads de aplicativos e é exibido para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros apps.

  1. Anúncio no Google Shopping

Os anúncios no Google Shopping aparecem em uma barra no início da busca, onde produtos pesquisados são exibidos para quem faz a pesquisa.

Esse é o formato ideal para quem tem loja virtual, pois o cliente pode comparar os preços de diferentes fornecedores ao mesmo tempo.

Para sua loja poder divulgar no Google Shopping é necessário  ter uma conta no Google Ads e também cadastrar seus produtos no Merchant Center.

Dessa forma, o anúncio exibirá foto do item, valor, nome da loja, entre outras informações importantes.

Vantagens de anunciar no Google Ads

  • Controle de gastos e o fato de não haver valores fixos,
  • Diversas formas de segmentação, o que assegura melhor desempenho em uma campanha,
  • Usuário define palavras-chave, idade, localização geográfica e idioma dos seus clientes, locais onde quer anunciar, dispositivos, frequência, dia e horários.
  • Liberdade para modificar as campanhas, lances e verba conforme seus resultados.
  • Credibilidade à sua marca. Uma vez o anúncio sendo divulgado, sua marca fica em evidência e isso traz credibilidade e awareness.

 

Por fim, é muito importante que as páginas de destino, ou seja, as páginas para onde serão direcionados os usuários após clicarem no seu anúncio, estejam otimizadas. Isso significa que o texto deve estar coerente com o que está sendo divulgado na publicidade. Também é essencial ter call to actions para incentivar o cliente a comprar ou entrar em contato com você (dependendo de qual for a sua meta).

Monitore sempre as campanhas, análise itens como CTR – taxa de cliques – impressões e taxa de conversão. Faça alterações na campanha e no investimento sempre que necessário e boas vendas!

*Ricardo Rodriguez é Estrategista Digital e Fundador da Close Marketing

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