Marketing de Conteúdo para redes sociais. Como Engajar?

Por que meu marketing de conteúdo não gera engajamento?

Você cria uma estratégia de marketing de conteúdo para as redes sociais do seu negócio e percebe que não gera o engajamento esperado, seja em termos de cliques, comentários e compartilhamentos e não entende o motivo?

Essa é uma preocupação comum de muitos empreendedores e gestores de redes sociais que veem minguadas as interações do seu público-alvo e queimam os neurônios para entender os reais motivos e tentam descobrir como propiciar um engajamento significativo e que dê resultados expressivos.

Neste artigo vou te mostrar alguns possíveis motivos que podem levar a essa baixa interatividade e o que fazer para engajar de verdade sua audiência. Vamos lá?

Excesso de Publicações 

Muita gente acredita que postar inúmeras vezes ao dia vai fazer com que os seguidores curtam, comentem e compartilhem os seus posts, sejam conteúdos para Instagram, Facebook ou LinkedIn. Se você faz parte deste grupo de empreendedores e gestores de redes sociais você está agindo errado.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é se seu conteúdo é relevante para sua audiência.

A partir desta premissa, não existe um mínimo e um número máximo de postagens por dia (se bem que muitos advogam uma postagem por dia), desde que você esteja entregando algo do interesse dos seus seguidores.

Só não exagere no volume de publicações. Convenhamos, ninguém aguenta ver 10, 20, 50 imagens e vídeos de um cachorro-quente do mesmo restaurante na sua timeline.

Isso não gera curiosidade, irrita quem te segue e consequentemente eu engajamento cai, podendo até perder seguidores.

Não definir a Persona

Acredito que esse seja o erro mais comum quando se fala em marketing de conteúdo. A definição de personas é uma das ações MAIS IMPORTANTES no marketing digital. Com ela é possível criar conteúdos que se adaptam às necessidades de cada negócio.

As pessoas que seguem o seu perfil o fizeram esperando um determinado tipo de conteúdo. Quando a promessa da página não é cumprida, é comum que as pessoas parem de curtir ou até mesmo ler seu conteúdo.

Para evitar isso, invista no planejamento e observe quais são os posts mais engajadores entre os seus seguidores. A partir disso, crie uma linha editorial para deixar o público sempre com feliz e satisfeito!

Você pode usar também o story como grande aliado nesse quesito. Faça enquetes e perguntas sobre o que seus followers gostariam de ver em seu perfil. Isso também vai ajudar a aumentar a interação da página. 

Conteúdos Exclusivamente Promocionais

Outro erro muito comum cometido por gestores de páginas é focar todo o conteúdo em promoções. É claro que, vez ou outra, vale a pena divulgar um evento, mostrar um produto ou contar um pouquinho mais sobre os seus serviços.

Mas lembre-se: quando alguém o segue nas redes sociais, o objetivo é interagir e receber conteúdo relevante. Caso contrário, a sua página corporativa não passará de um catálogo de anúncios. E, sejamos verdadeiros, quantas vezes você já comprou um jornal apenas para ler os classificados?

Imagens toscas e Títulos pouco atrativos

 Você entendeu quem é a sua persona, pensou no cronograma de publicações, os conteúdos estão alinhados com o que sua audiência espera, mas as fotos dos postes são horríveis e não geram curiosidade, e os títulos não chamam a atenção. Se isso ocorre, é muito provável que você tenha pouco engajamento da sua audiência.

Existem diversas ferramentas no mercado como o Canvas em que você pode se inspirar para criar imagens de posts. Você pode contar também com uma consultoria de marketing digital para te orientar ou criar para você.

Já os títulos devem ser irrecusáveis de se ler. Devem chamar a atenção logo nos primeiros segundos e induzir o seguidor a ler a descrição.

Valorize o Call-To- Action

 Call-to -Actions nada mais são do que frases que induzem o usuário a tomar uma determinada ação, seja para compartilhar, ligar para você ou tirar uma dúvida. Geralmente são inseridas no final do texto. Frases como: “Gostou do post, curta, comente ou compartilhe”, “Se interessou, me chame no Direct” e outras semelhantes são importante para que o público-alvo tome a iniciativa de interagir com a sua marca.

Agora que você já sabe como tornar seu conteúdo mais engajador, aqui vai uma última dica: nunca deixe de responder e curtir perguntas e comentários da sua audiência porque a premissa de uma rede social é RELACIONAMENTO.

*Ricardo Rodriguez é Estrategista Digital e Fundador da Close Marketing

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