Por que e como usar o Telegram na sua estratégia de marketing digital e vendas?

As redes sociais são uma ferramenta importante em uma estratégia de Marketing Digital, mas, obviamente, para ter êxito é necessário planejamento para extrair todo o seu potencial. Senão, suas ações simplesmente não funcionarão e você se frustrará.

Já nas mensagerias como WhatsApp e Telegram se aplicam as mesmas regras. E é sobre o Telegram para empresas – que já atingiu a marca de 400 milhões de usuários ativos no mundo – que iremos abordar por que você deve usá-lo no marketing digital do seu negócio e como fazer isso de maneira eficiente e que gere resultados satisfatórios. Vamos lá?

O Telegram possui diversas funcionalidades que podem ajudar tanto no relacionamento com o cliente, fidelização e vendas. Veja algumas delas:

Bots

Os bots são robôs virtuais que interagem com o usuário para que ele consiga resolver questões de baixa complexidade, que não requerem o atendimento de um ser humano.

Ao utilizar os bots, é possível agilizar o atendimento, já que eles ajudam o usuário a resolver imediatamente certas questões. Isso é muito bom para manter os seus clientes satisfeitos, não é mesmo?

Você pode encontrar alguns bots prontos para usar. O site Botlist.co, por exemplo, oferece bots para várias plataformas, entre elas o Telegram. Eles estão organizados em categorias, como eventos, pagamentos, analytics, marketing, jogos e muitas outras opções.

O BotFather, que faz parte do Telegram, também pode ajudá-lo a criar um bot. Ele te auxilia por meio de um passo a passo para desenvolver algo sob medida.

Relacionamento

Um dos aspectos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a nutrição de leads. Do momento em que uma pessoa conhece sua empresa até fazer uma compra, ela passa por uma jornada de compras. Assim, ela gradativamente desenvolve confiança em você e passa a vê-lo como autoridade no seu segmento.

Isso acontece justamente por meio do conteúdo, à medida que a pessoa aprende e se informa por meio daquilo que você publica. Embora um blog esteja no coração de uma estratégia de conteúdo, o Telegram também pode ser usado nesse sentido.

Por meio das informações que você posta em um canal no Telegram, seus seguidores podem caminhar pela jornada do cliente para, no momento certo, fechar negócio. No caso de um grupo, essas pessoas ainda têm a chance de interagir com você, o que pode levá-las a admirá-lo ainda mais.

Enquete

Conhecer bem seu público é um dos fatores essenciais para o sucesso de uma boa estratégia de marketing digital. Isso envolve, por exemplo, criar uma persona e direcionar seus esforços mantendo-a em mente.

Acontece que um mapeamento de persona pode sofrer mudanças. Afinal, à medida que o tempo passa, você começa a conhecer seu cliente cada vez melhor. Isso acontece a partir de interações nas redes sociais, emails recebidos e conversas presenciais ou por telefone.

Se prestar atenção no cliente, você o conhecerá mais profundamente, o que ajudará a a tornar seu conteúdo mais personalizado e aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos.

Mas é possível assumir uma posição mais ativa nesse sentido e criar pesquisas para conhecer melhor o seu público. E é aí que entra a enquete do Telegram.

Embora seja possível criá-la no formato de bot, o recurso também está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa.

Depois de clicar em “Enquete”, você poderá definir os detalhes dela, como a pergunta e as alternativas.

Se usar esse recurso com um bom planejamento, você descobrirá detalhes sobre as preocupações e dores da sua persona, e isso o ajudará a aprimorar sua estratégia de marketing.

Portanto, o Telegram pode se muitor útil na sua estratégia de Marketing Digital. Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, a ferramenta oferece recursos que ajudam a fortalecer o relacionamento com a base de clientes e leads, o que pode melhorar as vendas da sua empresa.

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