Telegram: Se você ainda não usa está perdendo tempo!

Se eu te perguntar qual é o aplicativo de mensageria que vem primeiro à sua mente, com certeza o Telegram não será citado por você como primeira opção. Mas será que ele deve ser descartado como aplicativo a ser usado para o seu negócio? 

Então acompanhe os próximos parágrafos que eu vou te mostrar o que é, para que server. Vamos lá?

O que é o Telegram?

Este serviço de mensageria surgiu em 2013 e foi criado pelo pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov. Pavel é conhecido como o “Mark Zuckerberg da Rússia”. Em 2006, ele também encabeçou a criação da rede social da VK. Após um ano de atividades, o serviço alcançou a marca de 1 milhão de usuários cadastrados e seu valor de mercado chegou a US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 5,8 bilhões, em conversão direta).
O Telegram foi desenvolvido em linguagem C++ como alternativa para os mensageiros do Facebook: Messenger e WhatsApp. Ele é gratuito e todo o conteúdo fica armazenado na nuvem o que facilita o envio rápido de mensagens e até arquivos pesados como PDF. Ele ainda conta com funcionalidades de imagem, vídeo, áudio, emojis e stickers.

Mas a grande vantagem do Telegram está na segurança dos dados e mensagens dos usuários. O serviço oferece criptografia de ponta a ponta no envio e recebimento de mensagens e se compromete a não divulgar informações de seus usuários. Só para você ter uma ideia no caso do Facebook, detentor do WhatsApp, há ocorrências de vazamento de informações privadas dos usuários ( mas calma, isso não é motivo para você se preocupar e desistir do Whats. A ferramenta de Mark Zuckenberg do Facebook vem investindo cada vez mais na robustez de segurança da ferramenta).

Bom, continuando, o cadastro na plataforma é feito a partir de um número de telefone e, após a validação, os interessados passam a ter acesso à tela inicial do aplicativo, que mostra sua lista de contatos. No Telegram é possível criar conversas em grupo – com até 200 mil participantes, chats secretos e habilitar bots (robôs) para realizar determinadas funções.

Você pode usar o aplicativo em celulares e afins – disponível em sistemas Android, IOS e Windowsphone, em desktops ou ainda em versão exclusiva para navegadores web (como Windows, Linux, macOS e Chrome).

Telegram ou WhatsApp? Qual o melhor?

Apesar de executarem basicamente o mesmo serviço de mensagens ambos têm grandes diferenças. Veja algumas das principais características opostas, vantagens e desvantagens entre os dois serviços:

– Ambos enviam texto, áudio, vídeo, imagens, documentos, emojis, stickers e compartilhar a localização com outros usuários;


– No WhatsApp, o usuário fica limitado a enviar arquivos até 100 MB. No Telegram, é possível enviar arquivos de tamanho ilimitado;


– Enquanto o serviço de mensageria russo se propõe a ser um aplicativo que entrega mensagens com a menor quantidade de bytes possível (mesmo a partir de conexões instáveis), o WhatsApp acumula um histórico de períodos em que ficou indisponível;

– Via Desktop o Telegram é acessado de forma independente da versão móvel. O usuário necessita logar apenas uma vez com a ajuda celular e pode continuar conectado, mesmo pelo navegador. A plataforma russa dispensa ter uma conexão ativa com o dispositivo móvel, como é exigido pelo concorrente americano;


– As mensagens enviadas no Telegram podem ser editadas pelo usuário e excluídas para todos os contatos da conversa. No WhatsApp é possível deletar o conteúdo da mensagem enviada, mas todos os membros da conversa veêm que essa ação foi realizada.

Leia também: Por que e como usar o Telegram em sua Estratégia de Marketing Digital e Vendas. Clique Aqui

 

Gostou? Compartilhe

Marcações: